Tendências em aprendizagem corporativa em 2018

Conheça as Tendências de Treinamentos para os Colaboradores da sua Empresa

 

A aprendizagem corporativa é uma prática de gestão de pessoas que tem como principal objetivo desenvolver e treinar os colaboradores de maneira estratégica, para que contribuam com o crescimento da organização.

A educação corporativa é muito mais do que apenas promover treinamentos aos funcionários, ela busca evoluir as competências individuais de cada colaborador e conquistar as habilidades necessárias para manter o bom funcionamento da organização.

A educação corporativa foi criada para ajustar as necessidades do negócio, mas atualmente ela também serve para captar as mudanças de mercado na velocidade em que elas ocorrem, principalmente pela rápida evolução tecnológica, onde acompanhar as tendências e aplicar elas em seu negócio já não é o bastante.

 

Quais são as tendências em aprendizagem corporativa?

A rápida evolução tecnológica está transformando o dia a dia das organizações e com a educação corporativa não é diferente.
Novos métodos de ensino são criados, com o objetivo de ter o melhor aproveitamento do colaborador e também pelo controle eficaz por parte da gestão, podendo personalizá-los de acordo com as demandas do mercado. Sendo assim, confira as principais tendências em aprendizagem corporativa para 2018!

E-learning para aprendizagem corporativa

 

O e-learning pode ser considerado uma das principais tendências em aprendizagem corporativa pela sua facilidade como um método de ensino em um ambiente digital. No e-learning todo o conteúdo programático é disponibilizado em uma plataforma online para que os colaboradores tenham acesso. A ideia é promover o ensino a distância, já que muitas vezes os profissionais não possuem disponibilidade para comparecer fisicamente em um treinamento.

Um dos principais benefícios do e-learning é a flexibilidade tanto para o profissional, quanto para a empresa, pois a organização pode personalizar os conteúdos e atualizá-los de acordo com as novidades do mercado. Além disso, o e-learning possui menor custo em relação aos cursos presenciais e o aluno possui mais flexibilidade para definir seu ritmo de aprendizagem.


Webinar para aprendizagem corporativa

 

O webinar é uma das principais evoluções para a educação corporativa e será uma das ferramentas mais usadas pelas empresas nos próximos anos.

Esse recurso pode ser feito através de uma webconferência e assim a empresa facilita o processo de absorção das informações para os colaboradores. Isso é possível, pois os webinars possuem chats para trocas entre funcionários e tutores, permitindo tirar dúvidas em tempo real.

Outra grande vantagem do webinar é o baixo investimento necessário, comparando com treinamentos presenciais, além de poder oferecer um conteúdo atualizado para os colaboradores, como por exemplo, sobre legislação ou padrão de melhoria dos produtos ou serviços.


 

Gamificação para aprendizagem corporativa

 

A gamificação é uma forma efetiva e divertida para a aprendizagem corporativa. Ela consiste no uso de jogos para
treinar e desenvolver colaboradores internamente. Através de jogos o profissional pode se engajar mais, encontrando soluções para problemas e melhorando seu aprendizado.

Quando o colaborador for avançando as fases, ele adquire mais conhecimento e desenvolve habilidades fundamentais para seu cotidiano profissional, além de aprender a ter mais dinamismo.

A gamificação cria um clima de competição saudável entre os funcionários e também faz com que eles sejam mais criativos, tenham mais sentimento de confiança (que consequentemente se reflete em busca por um desempenho cada vez melhor) e permite medir o desempenho de cada funcionário, para aperfeiçoar os treinamentos e melhorar outros aspectos internos.


Personalização para aprendizagem corporativa

 

Muitas vezes uma empresa investe em treinamentos, mas no decorrer do processo percebe que a capacitação não foi a melhor escolha para as necessidades da equipe. Isso acontece porque provavelmente o treinamento não foi direcionado a uma necessidade específica e para colaboradores específicos.

Uma boa forma para aproveitar melhor a aprendizagem corporativa, é personalizar os treinamentos de acordo com as competências necessárias dos colaboradores para que executem seu trabalho com excelência. A ideia é alinhar as habilidades que eles já possuem, mas que ainda não são usadas em sua totalidade, como ter mais proatividade no cotidiano organizacional, por exemplo.

Tendências em aprendizagem corporativa em 2018
5 (100%) 42 votes