Redes Sociais - Aliada ou Vilã ?

Redes Sociais – Aliada ou Vilã ?

O ritmo de nossas vidas tem mudado cada vez mais por conta de diferentes transformações diárias que acontecem o tempo todo, em frações de segundos. Em meados dos anos 2000, era possível diferenciarmos um mundo on-line do off-line, mas hoje por conta da grande expansão tecnológica por meio de diferentes veículos, esta divisão quase já não mais é possível.

Se pararmos para pensar, estamos conectados inclusive quando não estamos, mesmo longe de seu aparelho smartphone ou tablet, continuamos em um ciberespaço, ou seja, recebendo mensagens o tempo todo no WhatsApp, e ganhando likes no Facebook ou Instagram.

Pensando nisso, será que dominamos a internet ou a internet nos dominou?

Pesquisas recentes apontam que, o uso abusivo de uma vida tecnológica pode ser comparada com o uso de drogas. Tudo porque, quando utilizamos a tecnologia produzimos a liberação de dopamina, responsável pela sensação de prazer e recompensa, que acaba por influenciar diretamente na interação entre as pessoas e seu comportamento.

Acredita-se que o vício, pode estar atrelado a libertação de problemas reais, transferindo-os para o mundo virtual, o que causa uma dependência tecnológica.

Mas como identificarmos se estamos nos tornando dependentes ou não?

Simples, quando você começa a se distanciar de convívios sociais, pessoais e profissionais ou substituir os seus vínculos afetivos. Outro ponto importante são os cuidados com a saúde, em relação a postura e funções neurológicas.

O fato é que estamos cada vez mais familiarizados com o uso das redes sociais e novas tecnologias, mais isso não implica em uma preocupação em relação ao uso consciente delas, que por sua vez, podem comprometer diretamente o comportamento do indivíduo por conta de superexposições, invasão de privacidade e o cyberbullying.

Confira algumas dicas abaixo para o uso consciente em suas redes sociais:

  • Tenha a percepção de respeito ao conteúdo que será publicado, e na visualização do outro.

  • Tenha o máximo de cautela ao compartilhar uma publicação para evitar conflitos.

  • Não extrapole os limites do bom senso.

  • Fique sempre ligado ao conteúdo que você posta nas redes sociais.

  • Evite selfies chocantes e exageradas.

  • Evite os famosos “textões”, pois como a internet é um local de leitura fácil, o ideal é mencionar um determinado assunto e inserir um link ou site que explore o melhor.

  • Evite inserir imagens chocantes

  • Evite xingamentos, preconceitos e palavrões.

Diante de todo este cenário, podemos concluir que o avanço da tecnologia é um caminho sem volta e cabe a nós decidirmos se ele é bom ou ruim. Se você se considera um hiperconectado, é importante observar se vale a pena  substituir a vida real pela virtual.

Será que estamos preparados para o que está por vir?

Redes Sociais – Aliada ou Vilã ?
Avalie o Post