O que são e quais os benefícios das ferramentas de autoria e colaboração

Se você já utiliza o e-learning para disseminar o conhecimento na sua empresa, sabe como é importante fazer uso de ferramentas que encurtem distâncias e estimulem a produtividade no dia a dia.

Trabalhar com educação corporativa não é tarefa fácil. Tudo depende muito do envolvimento dos colaboradores e de como utilizarão o conteúdo absorvido em prol da empresa. Mas existem maneiras de engajar os alunos, envolvendo-os também nos processos de construção do conhecimento.

É para garantir que cada funcionário se mantenha motivado e focado no seu aprendizado, mas também que estimule os demais, que surgiram as ferramentas de autoria e colaboração no contexto do e-learning.

A seguir, você vai descobrir o que é cada uma delas e as suas principais vantagens. Continue lendo o artigo!

 

O que é uma ferramenta de autoria?

As ferramentas de autoria permitem que a própria empresa se torne autora de conteúdo em suas trilhas de conhecimento. É uma forma bastante dinâmica e produtiva de descentralizar competências e habilidades, alcançando mais funcionários em pouco tempo.

Com ela, além de elevar o ritmo de produção de conteúdos, a sua empresa reduz custos, e, ao mesmo tempo, entrega materiais com alto valor agregado.

Por meio de templates prontos e interface pré-organizadas, qualquer colaborador é capaz de contribuir para o e-learning da sua empresa. Abaixo, conheça seus principais recursos e características.

 

Utilização simples

Intuitiva e fácil de usar, uma boa ferramenta de autoria cumpre o papel de ajudar aquelas pessoas que têm muita didática e conhecimento a passar, mas não são familiarizadas com tecnologia.

Recursos como “arraste e solte” simplificam a criação de conteúdos, seja textual ou em vídeo, por exemplo, acelerando as curvas de aprendizagem.

 

Colaboração remota e simultânea

A computação na nuvem quebra barreiras temporais e geográficas. Isso significa que seus profissionais podem criar e enviar conteúdo e-learning de onde e quando quiser. Pensou em alta produtividade? Então acertou.

Outra vantagem é colaborar de forma simultânea. Ou seja, todos envolvidos podem focar em uma trilha de conhecimento ao mesmo tempo, agilizando a criação e aplicação do conteúdo na organização.

 

Personalização

Felizmente, dinamismo e facilidade de uso não é sinônimo de padronização nas ferramentas de autoria. Uma boa plataforma abre possibilidades de personalização, como painel de funcionalidades, formas de conteúdo, botões e cores.

Contar com esses recursos vai trazer cursos com a cara da sua empresa, fator que faz a diferença no momento de engajar os alunos e transmitir os conteúdos de forma certeira.

 

Formatos de entrega/exportação

 Após a criação dos conteúdos, você precisará exportá-los para a sua plataforma de LMS. Por isso, é necessário verificar os formatos que são aceitos por sua solução, na hora de exportá-los.

Flash? HTML5? SCORM? Tin Can? São diversos formatos que precisam ser considerados na hora de fechar um curso ou pílula de conhecimento.

 

O que é uma ferramenta de colaboração?

São ferramentas que permitem a realização de tarefas, compartilhamentos de conteúdo e acesso a todos eles, simultaneamente, tanto por parte de instrutores como de alunos. O objetivo é que desenvolvam tarefas em comum, em prol da produtividade da empresa.

Cada membro envolvido pode colaborar com o e-learning na sua empresa, seja na produção, feedback ou revisão de materiais. Confira, abaixo, os principais benefícios.

 

Multifunção

Busque numa ferramenta colaborativa a capacidade de gerir e criar conteúdos de forma simples e fluida. Acompanhamento de tarefas por meio de fluxogramas, criação de formulários, comunicados internos e compartilhamento de aprendizado e trabalho simultâneo são algumas das funções de destaque.

 

Estímulo para os usuários

Dentro de uma ferramenta de colaboração, você pode estimular a troca de conhecimento entre os envolvidos por meio de recursos como vídeos, e-mails e mensagens instantâneas.

Engaje os alunos, mas também os instrutores, por meio de debates que tenham como base aplicações do dia a dia da companhia. Essa é uma ótima dica para envolver cada vez mais todos em um mesmo propósito: a colaboração para um conteúdo que estimule resultados positivos.

 

Como mostrado neste artigo, o conhecimento corporativo não depende, hoje, somente da oferta de conteúdo por parte das áreas de RH e T&D.

Negócios que estimulem autoria e colaboração estimulam a inovação, trazendo um ambiente mais dinâmico e produtivo para a rotina organizacional.

Escolha as ferramentas que mais se adaptam à realidade da sua empresa e veja a gestão do conhecimento ganhar ainda mais relevância.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *