O modelo de aprendizagem corporativa baseado nos ecossistemas

Podemos considerar o aprendizado nos seres humanos tão complexo como um ecossistema encontrado na natureza. O mundo está em constante modificação, principalmente pelo fato do avanço das tecnologias. Todos os dias surgem novas formas de comunicação, trabalho e interação.

A educação corporativa não foge à regra. Na última década, houve um aumento significativo no número de métodos de ensino-aprendizagem. Segundo nosso CEO, Dorian Guimarães: “Temos que utilizar os meios digitais a nosso favor, precisamos adequar o ensino de acordo com o perfil de nossos colaboradores. Pensarmos em um novo modelo de desenvolvimento em T&D, que acompanhe as tendências, é fundamental para o sucesso do plano de capacitação em sua empresa.”

Considerando o ecossistema, os colaboradores são as peças centrais para o crescimento das organizações, pois à partir do momento em que desenvolvem suas habilidades, saberes e competências necessárias para sua função, a empresa automaticamente prospera. Exatamente como ocorre nos recifes (empresas), quanto mais nutrientes (conteúdos) eles fornecem aos corais (colaboradores) maior seu crescimento.

Dessa forma, os conteúdos devem estar alinhados com as expectativas da empresa e o perfil de seus funcionários. Sua distribuição necessita de acesso rápido e fácil, onde todos têm a possibilidade de estudar a qualquer hora, em qualquer lugar.

Com o advento da tecnologia, as plataformas de gestão de aprendizagem (LMS) são fundamentais nesse aspecto. Além de distribuir o material de forma prática o gestor ainda acompanha o desempenho dos usuários de maneira rápida e simples (Conheça mais sobre nossa plataforma de gestão Neolude).

O processo de aprendizagem contínuo de maneira não-linear favorece a retenção do conteúdo, ou seja, utiliza diferentes tipos de linguagens em seu curso. Vídeos e atividades interativas favorecem o aprendizado. Mas lembre-se, nada de arquivos extensos, as chamadas “pílulas do conhecimento” são mais eficazes.

Há muitas maneiras de manter seu ecossistema de aprendizagem funcionando, apesar de não ser uma tarefa simples. Dorian complementa: “Olhe para seus colaboradores como peças fundamentais de sua organização, desenvolva estratégias de aprendizagem que envolvam seu público, seja por meio de vídeoaulas, palestras transmitidas online ou games. Isso faz parte do sucesso de seu projeto”.

Quer saber mais sobre educação corporativa, siga-nos nas redes sociais.

Fonte: Training Magazine. Vol. 53

O modelo de aprendizagem corporativa baseado nos ecossistemas
Avalie o Post