+55 19 | 2514-9900

Como o streaming pode impactar o futuro da aprendizagem

Nos últimos anos experimentamos grandes mudanças no mundo da informação. Novas tecnologias e comunidades digitais efervescentes e criativas, cujo conteúdo e redes sociais dominam a paisagem, ajudaram a moldar novos comportamentos: hoje, a audiência de conteúdos multimídia em dispositivos digitais é muito maior do que a registrada pela televisão, uma tendência que atinge não apenas o entretenimento, mas também apresenta resultados decisivos no campo da educação.

Embora o uso do vídeo não seja algo essencialmente novo como tecnologia em sala de aula, a transmissão de conteúdos sob demanda está se tornando cada vez mais presente no processo de aprendizado.

Mas o que é streaming e como essa tecnologia funciona?

Pense nos exemplos comerciais clássicos, como Netflix e Spotify: o streaming é a tecnologia usada para transmissão contínua, em tempo real, sob demanda, de conteúdos específicos.

Download x Streaming

No passado, limitações técnicas (velocidade de conexão, troca de dados e armazenamento, por exemplo) impediam o crescimento dos serviços de streaming. Nossa experiência de navegação e troca de arquivos se limitava ao tradicional download: quando um arquivo nos interessava, era preciso baixar uma cópia do arquivo inteiro em nossos dispositivos, e o conteúdo não podia ser reproduzido até que o download terminasse por completo.

Hoje, no entanto, a democratização do acesso à internet e a estruturação das redes de provedores transformaram essa troca em um universo muito mais dinâmico e promissor, com o streaming dominando o cenário em função das inúmeras possibilidades que oferece, com um fluxo contínuo de dados permitindo a reprodução imediata de conteúdo sem a necessidade de armazenar localmente os arquivos desejados.

Como o streaming mudou a forma como consumimos conteúdo

Paciência sempre foi uma virtude, mas esperar está se tornando cada vez mais difícil. Com o streaming não precisamos mais seguir calendários e horários específicos para ouvir um programa ou assistir a um filme. Não ser obrigado a realizar o download libera capacidade de armazenamento para processarmos novas informações, além de nos ensinar a repensar a necessidade de adquirirmos determinado conteúdo, já que agora podemos acessá-lo a qualquer hora, de qualquer lugar.

Mas outro aspecto interessante também surgiu com o crescimento das plataformas de streaming: a capacidade de acessar, em poucos segundos, transmissões ao vivo de eventos, palestras, congressos, webconferências, shows e tantas outras atividades que acontecem todos os dias ao redor do mundo.

O streaming como ferramenta para transformar o futuro da educação

Novas tecnologias desempenham um papel importante na construção do aprendizado, e com o streaming não é diferente. Do estímulo à inovação tecnológica à estruturação de novas metodologias, é possível ganhar muito com a conectividade, a integração e a liberdade que as transmissões ao vivo oferecem.

Interatividade e colaboração

O streaming permite interações e trocas muito além das tradicionalmente experimentadas em uma sala de aula. Produtores de conteúdo e audiência podem estar em qualquer lugar do mundo, mas suas experiências estarão conectadas –  transmissões ao vivo possibilitam que os espectadores interajam entre si e com professores ou palestrantes, enriquecendo o debate e acrescentando novas camadas ao aprendizado. Essas plataformas também proporcionam que grupos colaborem entre si através de softwares específicos que ajudam a mapear o conhecimento e a introduzir novos elementos para servir de suporte ao conteúdo apresentado.

Enriquecimento tecnológico

A produção e a entrega de eventos corporativos e transmissões ao vivo via streaming exigem planejamento e gestão que considerem o correto dimensionamento de toda a infraestrutura de servidores, armazenamento, tráfego de dados e meios de acesso. Segurança, acessibilidade e qualidade são essenciais para garantir uma entrega completa em diferentes dispositivos e plataformas, assegurando mobilidade e agilidade, aspectos inerentes e indissociáveis ao streaming.

Métricas de desempenho

Plataformas de transmissão ao vivo integram ferramentas de autoria e gestão fundamentais à estruturação da aprendizagem, facilitando a criação e a adaptação de conteúdos e interações especialmente desenvolvidos para cada uma das necessidades de aprendizado, por exemplo. Além disso, o streaming reduz drasticamente os custos físicos ligados tanto à execução de um treinamento quanto à realização de um evento, que muitas vezes se tornam uma barreira para o lançamento de novos projetos.

Evolução da metodologia de ensino

Se no passado o aprendizado se resumia a palestras em sala de aula, seguindo um currículo preparado para aquele ambiente, agora o céu é o limite. Com o streaming, a sala de aula ganha vida e se desdobra em vários universos: os alunos podem assistir a especialistas resolvendo em tempo real problemas ligados a áreas específicas do conhecimento humano, podem interagir entre si e participar ativamente de projetos importantes para seu desempenho mesmo que estejam a quilômetros de distância, fortalecendo o aprendizado ao valorizar a troca de experiências. Essa mudança de paradigma levará a novas abordagens metodológicas, que nos apresentação ao futuro da aprendizagem!