O CHA e Sua Importância no Processo de Treinamento.

Durante o CBTD 2016 (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento), um dos congressos mais importantes da área, fizemos uma enquete em nosso stand sobre o CHA.

Porém, antes de saber o resultado, vamos entender um pouco mais sobre o CHA.

Mas então, o que seria CHA?

Durante a vida, todo indivíduo adquire uma bagagem, seja ela através dos estudos ou experiências de vida. Além disso, a maneira como essa bagagem é aplicada também fará parte de sua personalidade.

Nos processos de treinamento desenvolvidos pelas empresas, estas características podem ser aperfeiçoadas ou até mesmo desenvolvidas. Servindo tanto para o crescimento profissional do indivíduo quanto pessoal.

Assim, as competências caracterizam-se pelo conjunto dos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes de seu colaborador, produzindo uma atuação diferenciada perante ao mercado.

A competência está diretamente atrelada ao

saber fazer

agir mobilizar

aprender  engajar

Dentro desse contexto cada letra possui seu significado:

 de conhecimento (saber)

H  de habilidade (saber fazer)

A  de atitude (querer fazer)

E qual o resultado da pesquisa?

A pesquisa foi feita com todos os visitantes do nosso stand durante o CBTD 2016, onde perguntamos: “Quais são as competências do conceito CHA que você acredita que precisam ser desenvolvidas pelo T&D?”

Obtivemos o seguinte resultado:

20% – conhecimento

30% – habilidade

75% – atitude

Concluímos então, que os profissionais de RH entrevistados creem que a atitude é a competência mais importante nos treinamentos dentro de uma empresa.

Você concorda com essa visão?
Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *