Educação Corporativa e a Aprendizagem 70:20:10

Em meados dos anos 80, o conceito de aprendizagem limitava-se apenas no que era assimilado em sala de aula e na quantidade de livros e diplomas adquiridos num curto período de tempo.

Entretanto com o passar do tempo, percebeu-se que o modo como os colaboradores das empresas desenvolviam a sua produtividade e ampliação de seus conhecimentos, estava muito além de treinamentos e dedicação nos estudos. Para que uma  aprendizagem seja significativa, é necessário o levantamento de conhecimentos prévios e aquisição de novas competências.

Foi assim que em 1990, os professores Morgan McCall, Robert Eichinger e Michael Lombardo desenvolveram o modelo de aprendizagem chamado 70:20:10. Este estudo resultou na observação de que a aprendizagem pode se dar por meio de diferentes situações, que vamos conhecer a seguir:

  • 70% do aprendizado pela experiência adquirida – ou seja, é proveniente da rotina diária, dos desafios vividos e suas responsabilidades. O desenvolvimento destas experiências, acontece por meio de resultados, resoluções de problemas e novas atividades.

  • 20% do aprendizado com o outro – consiste na observação do colaborador em seus colegas, na execução de suas tarefas, nos feedbacks que recebe, pois assim, consegue modificar suas atitudes visando melhorias. A presença de um Coachingnesta porcentagem, auxilia no alinhamento das competências adquiridas, na comunicação eficaz e definição das metas e produtividade.

  • 10% do aprendizado em cursos – aqui o colaborador pode ampliar os seus conhecimentos através de cursos, palestras, seminários, congressos, leituras, workshop e certificação. É importante ressaltar que, é necessário uma aprendizagem sistêmica, ou seja, com base em referencial confiável para que a aplicabilidade do que foi  aprendido seja eficaz.

Assim, as empresas poderiam criar um ambiente de trabalho que integra os três âmbitos, onde a teoria e a prática sejam estimuladas diariamente por meio de outras propostas que façam uma reflexão, elaboração de novos conteúdos, diferentes ideias e estratégias, afim do colaborador cada vez mais, torna-se assertivo de suas conquistas.

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